Ingo Rusch é eleito presidente do Observatório Social

Publicado para | Destaque em 09 de dezembro de 2015 18:47

Com a ampliação dos trabalhos para os municípios de Rio Negrinho e Campo Alegre, na tarde de terça-feira, 08, aconteceu a eleição do presidente do Observatório Social no Centro de Gestão Empresarial, em São Bento do Sul. Ingo Rusch Alandt assume no lugar de Osmar Mühlbauer, que iniciou os trabalhos em dezembro de 2013.

Também foi possível conhecer sobre as ações realizadas durante o período e as metas para 2016. “Iniciamos em 2013, porém durante todo este tempo trabalhamos para conseguir infraestrutura, apoiadores, voluntários e disseminar a ideia do Observatório. Estamos com muitos desafios pela frente”, destaca Osmar.

Segundo ele não foi um começo fácil, visto que é um trabalho que exige voluntários, tanto para as ações de educação fiscal, mobilização quanto para o acompanhamento das licitações, no qual há uma estagiária disponibilizada na parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, além do voluntário José Canísio Tschoeke.

Foi realizada a prestação de contas da entidade e para 2016 as metas incluem o monitoramento das licitações nos três municípios e também atividades do poder legislativo, realizar a semana da cidadania, promover ações em prol da educação fiscal e capacitação das micro e pequenas empresas em parceria com instituições do segmento.

Osmar destaca que o principal objetivo é ser parceiro do poder público, não meramente um fiscalizador. “O Observatório não pode ser lembrado em primeiro momento como um fiscalizador, mas sim como uma rede que desperta o espírito da cidadania fiscal na sociedade organizada a fim de contribuir com as entidades para a melhoria da gestão pública, sempre na busca pela transparência”, comenta.

Eleitos

Presidente: Ingo Rusch Alandt

Vice-presidente para assuntos administrativos financeiros: Germano Basso Júnior

Vice-presidente para assuntos institucionais e de alianças: Márcio Rueckl

Vice-presidente para assuntos de produtos e metodologia: Pedro Paulo Alves

Vice-presidente para assuntos de controle social: Irineu Moreira

Vice-presidente para assuntos de comunicação e educação fiscal: Adêise Tanji Barbosa

Vice-presidente para assuntos de políticas públicas: Ricardo Kurowsky

Vice-presidente para assuntos de execução orçamentária: Vander Meier

Vice-presidente para assuntos de estatística e indicadores: Adelino Denk

Conselho Fiscal

Mauro Ososwsky

Osmar Mühlbauer

Jucelino José Kellner.

No Brasil

A Rede do Observatório Social do Brasil – OSB, está presente em mais de 100 cidades, em 18 Estados brasileiros. São cerca de 2 mil voluntários trabalhando pela causa da justiça social pelo Brasil afora. Estima-se que nos últimos três anos, com a contribuição desses voluntários, houve uma economia de mais de R$ 1 bilhão para os cofres municipais. E a cada ano mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente.

Fonte: OSCRS

ObservatórioSocial de São Bento do Sul

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.